aauab menu left
aauab menu right
Logo AAUAb
Historial da AAUAb Versão para impressão Enviar por E-mail

 

No dia 1 de Junho de 2002, no Hotel do Mar em Sesimbra, realizou-se a primeira reunião de trabalho, na qual foram eleitos os estudantes que iriam integrar a Comissão Instaladora: Fernando Algarvio (eleito Presidente), Rui Parreira (eleito Vice-Presidente), Rui Sousa (eleito Secretário), Filipe Firmo, Helena Alves, Jorge Ramalho, Rui Repas e Emílio Nicolau (eleitos vogais).

A Comissão Instaladora iniciou de imediato o processo de recolha das assinaturas necessárias para a convocação da Assembleia Geral Constituinte (estimadas em 1.100, correspondentes a 10% do número de estudantes da Universidade Aberta naquela data) e, com a colaboração de outros colegas, redigiu o projecto de Estatutos a apresentar em Assembleia Geral.

O projecto de estatutos foi debatido na internet com a participação de mais de duas centenas de colegas de todo o país e estrangeiro.

Os fundamentos que levaram à criação da Associação Académica foram apresentados à Reitora da Universidade Aberta, Professora Doutora Maria José Ferro Tavares, a quem foi solicitada a colaboração da Universidade na prestação de apoio administrativo para a constituição da AAUAb, pedido prontamente satisfeito.

No final do ano lectivo 2002/03, apesar das dificuldades resultantes do método de ensino a distância, estavam recolhidas as assinaturas necessárias para ser convocada uma Assembleia Geral extraordinária para aprovação do projecto de Estatutos.

A Assembleia Geral Constituinte realizou-se no dia 19 de Julho de 2003, na sede da Universidade Aberta. Embora a maioria dos estudantes presentes representassem os distritos de Lisboa e Setúbal, há a realçar a presença de colegas do distrito do Porto e da Região Autónoma da Madeira que se deslocaram expressamente para o efeito.

Na Assembleia Geral Constituinte foi ratificada a Comissão Instaladora que ficou mandatada para efectuar as diligências necessárias com vista à publicação dos estatutos em Diário da República, a qual viria a ocorrer em 22 de Outubro de 2004.

Em 19 de Julho de 2005, exactamente 2 anos após a realização da Assembleia Geral Constituinte, tiveram lugar as primeiras eleições para os órgãos sociais da AAUAb.

Com um mandato de dois anos, a Direcção estabeleceu como objectivo prioritário a implementação e afirmação da Associação Académica junto dos estudantes, órgãos de gestão da Universidade Aberta e órgãos de soberania.

A tomada de posse realizou-se a 28 de Julho de 2005, na sede da Universidade Aberta, em cerimónia na qual usaram da palavra a Magnífica Reitora Professora Doutora Maria José Ferro Tavares e o Presidente da Direcção eleita, Fernando Algarvio.

Esta Direcção manter-se-ia em funções até 14 de Março de 2009, data em que um novo elenco directivo, liderado por Sérgio Encarnação, assumiu a condução dos destinos da AAUAb.

Na sequência de eleições antecipadas, Florival Pereira assumiu a presidência da Direcção da AAUAb a 6 de Fevereiro de 2010.

Em 25 de Junho de 2011, na sequência de eleições antecipadas, José Aragão assumiu a presidência da Mesa da Assembleia Geral, Joana Nobre assumiu a presidência do Concelho Fiscal e Joaquim Oliveira assumiu a presidência da Direcção da AAUAb.

Em 27 de Março de 2013 tomaram posse no Palácio Ceia, perante vários colegas e o Magnifico Reitor, os órgãos sociais que conduziram os destinos da AAUAb até 5 de Junho de 2015. Entre eles, Isabel Lima assumiu a presidência da Mesa da Assembleia Geral, António Namorado a presidência do Conselho Fiscal e Fernando Tomás a presidência da Direção.

Em 2015, a AAUAb conseguiu finalmente, após vários anos de discussão sobre o assunto, implementar a eleição por voto eletrónico, com a colaboração dos serviços informáticos da Universidade Aberta. Dessa implementação, já devidamente regularizada nos nossos estatutos, resultou a maior participação eleitoral de sempre na história da nossa associação, tendo sido eleitos os atuais órgãos sociais, os quais tomaram posse a 6 de Junho de 2015 para um mandato que se pretende inovador, conciliador e presente e que durará até 2017. Como Presidente da Mesa da Assembleia Geral foi eleito Fernando Carlos Gomes; como Presidente do Conselho Fiscal foi eleito Luís Belo; e como Presidente da Direção, Cristina Jesus Silva.

 



Associação Académica da Universidade Aberta, 2010